quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

'Desenrola' mostra as melhores coisas do mundo do jovem carioca.

Quase um ano depois de a juventude paulistana ser retratada nos cinemas, agora é a vez da carioca. Estreia nesta sexta-feira (14) o filme “Desenrola”, que assim como “As melhores coisas do mundo” tem a proposta de mostrar os anseios da adolescência pelo olhar dos próprios adolescentes.


Mas de um jeito mais divertido, sem a reflexão proposta pelo longa de Laís Bodansky ou temas como drogas e bullying. Muito porque a comédia de Rosane Svartman (“Mais uma vez amor”) se concentra apenas em entreter, ao contar a primeira experiência sexual (e outras primeiras vezes) pelo ponto de vista de uma garota.

Priscila (Olivia Torres) é uma romântica jovem de 16 anos, virgem, que se vê sozinha em casa durante 20 dias após a mãe (Claudia Ohana) viajar. Após descobrir uma antiga caixa de tralhas dos anos 1980 escondida pela matriarca – cuja maior preciosidade é uma fita cassete com músicas românticas da época gravadas pelo pai -, a adolescente idealiza um grande amor para a sua primeira vez. E acredita que ele esteja personificado em Rafa (Kayky Brito em participação especial – no caso, seu torso), surfista de Ipanema que é o irmão mais velho de Tize (Juliana Paiva), a garota mais popular da escola.

A iniciação sexual vira tema do filme a partir de um trabalho de escola criado por Priscila, que busca mostrar quantos alunos do 1º ano do ensino médio nunca fizeram sexo. No grupo de pesquisa está Caco (Daniel Passi), seu melhor amigo (gay) e conselheiro, e Boca (o ótimo Lucas Salles), o engraçadinho da turma, que segue aquela estratégia de “amor de pré-escola” para mostrar o quanto gosta de Priscila: irritando-a.


“É assim que o gordo tem chance de pegar as pessoas: sendo o palhaço. Eu mesmo sempre fui assim, até fui expulso de seis colégios”, ri Salles. “Também sou como o Boca e sempre fui de fazer grandes provas de amor, como escrever nome na rua, fazer livros de poesias... O problema é que recebi de volta um chifre, e do meu melhor amigo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário