sábado, 16 de outubro de 2010

Caso de plágio de Harry Potter pode ir a tribunal britânico.

J.K. Rowling está sendo acusada de ter copiado o trabalho de outro autor de livros infantis ao escrever "Harry Potter e o cálice de fogo", o quarto dos sete livros da série, e é possível que tenha de ir ao tribunal para se defender.

Um juiz responsável pelo caso de plágio no Tribunal Superior de Londres disse durante uma audiência nesta quinta-feira (14) que as alegações feitas por Paul Allen, representante da propriedade do falecido escritor Adrian Jacobs, eram "improváveis".

Mas David Kitchin também rejeitou um pedido dos advogados de Rowling e sua editora britânica Bloomsbury por um julgamento imediato que dispense o caso.

Bloomsbury nega as alegações de que Rowling teria copiado "partes substanciais" do livro "The adventures of Willy the Wizard -- Nº 1 livid land" ("As aventuras de Willy, o Bruxo: nº 1 terreno lívido"), escrito por Jacobs em 1987.

O responsável pela propriedade de Jacobs disse que "Harry Potter e o cálice de fogo" copiava elementos da história de Willy, o Bruxo, incluindo a competição de bruxos, e que a série Potter tomava emprestado a ideia de bruxos viajando em trens.

Bloomsbury disse que Rowling nunca tinha ouvido falar do livro de Jacob antes da alegação de plágio feita pela primeira vez em 2004, quase 7 anos após a publicação do primeiro livro da série Harry Potter.

O juiz disse durante a audiência que as provas de Rowling, nesse sentido, eram "muito fortes e o senhor Allen não tinha provas diretas para desafiá-las".

Nenhum comentário:

Postar um comentário