sábado, 16 de outubro de 2010

Especial Show do Green Day no Rio. =D

A interatividade entre músicos e público não é propriamente uma novidade nos shows de rock. Ainda nos anos 70, artistas como Iggy Pop, que se atirava sobre a plateia, costumavam utilizar este tipo de recurso para apimentar suas performances. No caso do Green Day, a coisa vai um pouco além. Durante as quase três horas de apresentação na HSBC Arena, no Rio, na noite desta sexta-feira (15), os fãs não só cantaram, dançaram e tiraram fotografias, como fizeram tudo isso em cima do palco, convidados pelo vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong. Teve até gente levando guitarra de presente para casa.


A noite teve início com o show de abertura da banda de punk rock e hardcore Zander. Formado por integrantes dos Dead Fish, Heffer, Noção de Nada e Deluxe Trio, o grupo não chamou muito a atenção das cerca de 14 mil pessoas que aguardavam a atração principal.

Às 22h30, a execução de “Do you remember rock n’ roll radio?”, dos Ramones, precedeu a entrada do vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong, do baixista Mike Dirnt e do baterista Tre Cool. Acompanhados de outros três músicos, deram início à apresentação com “Song of the century”, seguida de “21st century breakdown”.

“Já faz 12 longos anos, mas o Green Day está de volta”, gritou Billie Joe, em referência à única passagem da banda pelo Brasil em 1998, com a turnê do álbum “Nimrod”.

O que se viu a partir de então foi um desfile de hits como “Boulevard of broken dreams”, “When I come around”, “Holiday” e “Minority”, entre outros, costurado com algumas frases de efeito (“É o país mais bonito de todo o universo”, “Há sempre uma bandeira do Brasil em qualquer lugar do mundo onde tocamos”) e uma série de estripulias cênicas preparadas pelo trio no palco: explosões, labaredas, chuva de fagulhas e papel picado, banhos de mangueira na turma do gargarejo e até distribuição de camisetas com uma espécie de espingarda de ar comprimido. Tudo bem de acordo com o jeitão adolescente do vocalista, que parece se divertir de fato com as molecagens - ele chega até mesmo mostrar o derrière em determinado momento do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário