terça-feira, 30 de novembro de 2010

'Crônicas de Nárnia' estreia sob perigo de fracasso nas bilheterias.

O terceiro filme da série "Crônicas de Narnia" envolve uma épica viagem marítima, mas, como o segundo longa teve público abaixo do esperado e a Disney ter desistido da franquia, a série pode afundar ou seguir navegando.

Cena do novo filme.
"As crônicas de Narnia: a viagem do peregrino da alvorada" terá sua pré-estreia mundial em Londres na terça-feira (30) diante da rainha Elizabeth e chegará aos cinemas de alguns países em 2 de dezembro. O filme estará disponível em versões 2D e 3D.


A nova co-produtora Twentieth Century Fox estará atenta ao desempenho do filme, tendo assumido das mãos da Walt Disney Co. o controle da franquia baseada nos romances de fantasia de C.S. Lewis.

A trama acompanha Lúcia e Edmundo Pevensie, seu primo Eustáquio, o rei Caspian e um rato guerreiro chamado Ripchip em uma missão que os leva a ilhas misteriosas e a um reencontro com o poderoso leão Aslan.

"Haverá público para este filme, com toda certeza. Mas não prevejo que o filme vá restaurar a franquia à sua glória anterior", opinou Brandon Gray, do site de rastreamento de filmes www.boxofficemojo.com.

Por que "Príncipe Caspian" não fez sucesso?

Em 2005, quando foi lançado o primeiro filme da série, "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", a bilheteria chegou a US$ 745 milhões, e o filme foi o terceiro maior do ano, levando a Disney a esperar que a série pudesse se converter no próximo "Harry Potter".

Como a série Potter, há sete livros infantis com os quais trabalhar, além de certo nível de familiaridade de leitores em todo o mundo.

Mas "Príncipe Caspian", o segundo filme da franquia, lançado em 2008, vendeu apenas US$ 420 milhões em ingressos em todo o mundo.

Foi o suficiente para convencer a Disney a romper com a Walden Media, produtora de "Narnia". A Fox, pertencente à News Corporation, tomou o lugar da Disney no início de 2009.

A performance de "Príncipe Caspian" normalmente seria considerada impressionante, mas, com custos de produção estimados em mais de US$ 200 milhões, um grande orçamento de marketing e comparações pouco elogiosas com o primeiro filme, "Caspian" foi visto como fracasso.

Especialistas atribuíram a bilheteria fraca ao fato de "Caspian" ter sido lançado em maio, em vez de dezembro, e de o público estar mais familiarizado com o livro "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa".

Mark Johnson, produtor dos três filmes Narnia, disse ao Wall Street Journal que o novo filme foi feito por relativamente modestos US$ 140 milhões.

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